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Arquétipos de marca

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A ideia que temos hoje de arquétipos foi amplamente explorada por Carl Gustav Jung, o fundador da Psicologia Analítica. Segundo Jung, arquétipos são imagens primordiais que habitam o inconsciente coletivo das pessoas. Eles funcionam como estruturas, símbolos e formas universais que moldam nossas percepções e comportamentos.

Por exemplo, quando pensamos em uma cadeira, uma imagem arquetípica da cadeira surge em nossa mente. Da mesma forma, ao pensar em um cachorro, associamos rapidamente a ideia de “o melhor amigo do homem”, entre outros conceitos. Esses são exemplos de como os arquétipos influenciam a maneira como percebemos o mundo.

Mais do que simples imagens, arquétipos também representam padrões de comportamento que transcendem épocas e culturas. A figura da mãe, do pai, do líder, do sábio ou do professor é universalmente reconhecida em todas as sociedades.

Arquétipos Aplicados a Marcas

O conceito de arquétipos no universo das marcas foi desenvolvido por Margaret Mark e Carol Pearson. Elas realizaram um estudo abrangente ao longo de mais de 20 anos sobre a influência dos arquétipos em grandes marcas, cujos resultados estão no livro “O Herói e o Fora-da-Lei”.

Neste estudo, os arquétipos foram classificados em quatro grandes grupos:

  1. Estabilidade e Controle

  2. Maestria e Risco

  3. Independência e Realização

  4. Pertença ao Grupo

Dentro desses grupos, surgem 12 arquétipos que personificam diferentes identidades. Vamos conhecer cada um deles:

Os 12 Arquétipos de Marca

  1. Cuidador

    • Propósito: Fazer as pessoas se sentirem seguras.

    • Voz: Gentil, acolhedora e carinhosa.

    • Exemplos: Dove, Johnson & Johnson.

    • Figura Arquetípica: Mães, médicos e enfermeiros.

  2. Criador

    • Propósito: Transformar ideias em realidade.

    • Voz: Expressiva, criativa e poética.

    • Exemplos: Apple, Instagram.

    • Figura Arquetípica: Artistas, arquitetos e designers.

  3. Governante

    • Propósito: Ser um modelo a ser seguido.

    • Voz: Confiante e imponente.

    • Exemplos: Mercedes-Benz, Rolex.

    • Figura Arquetípica: Líderes empresariais, governadores.

  4. Herói

    • Propósito: Melhorar o mundo.

    • Voz: Motivadora e orgulhosa.

    • Exemplos: Nike, FedEx.

    • Figura Arquetípica: Heróis de filmes, líderes inspiradores.

  5. Fora-da-Lei

    • Propósito: Quebrar regras e desafiar o status quo.

    • Voz: Incisiva e destemida.

    • Exemplos: Harley-Davidson, Chilli Beans.

    • Figura Arquetípica: Revolucionários.

  6. Mago

    • Propósito: Transformar o comum em extraordinário.

    • Voz: Visionária e carismática.

    • Exemplos: Disney, Tesla.

    • Figura Arquetípica: Psicólogos, mentores.

  7. Inocente

    • Propósito: Viver em harmonia.

    • Voz: Otimista e alegre.

    • Exemplos: McDonald’s, Coca-Cola.

    • Figura Arquetípica: Crianças.

  8. Sábio

    • Propósito: Buscar e transmitir conhecimento.

    • Voz: Sofisticada e esclarecedora.

    • Exemplos: Google, Harvard.

    • Figura Arquetípica: Professores, intelectuais.

  9. Explorador

    • Propósito: Buscar liberdade e aventura.

    • Voz: Autônoma e ousada.

    • Exemplos: Red Bull, Nasa.

    • Figura Arquetípica: Viajantes, desbravadores.

  10. Cara Comum

    • Propósito: Promover a inclusão e a simplicidade.

    • Voz: Descontraída e amistosa.

    • Exemplos: Havaianas, Hering.

    • Figura Arquetípica: Pessoas que valorizam a vida cotidiana.

  11. Amante

    • Propósito: Fazer as pessoas se sentirem especiais.

    • Voz: Sedutora e encantadora.

    • Exemplos: Ferrari, Magnum.

    • Figura Arquetípica: Românticos e apaixonados.

  12. Bobo da Corte

    • Propósito: Divertir e proporcionar leveza.

    • Voz: Alegre e espontânea.

    • Exemplos: Pepsi, Fanta.

    • Figura Arquetípica: Palhaços e pessoas bem-humoradas.

Como escolher o arquétipo da sua marca

Definir o arquétipo de uma marca é um passo essencial para criar uma identidade autêntica e conectada com o público. Essa escolha deve estar alinhada aos valores, propósitos e objetivos do negócio, garantindo uma comunicação consistente e memorável.

Explore esses arquétipos e reflita: qual deles melhor representa a essência da sua marca?

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