Blog

Arquétipos de marca

//
Posted By
/
Comment0
/
Categories

A ideia que temos hoje de arquétipos foi amplamente explorada por Carl Gustav Jung, o fundador da Psicologia Analítica. Segundo Jung, arquétipos são imagens primordiais que habitam o inconsciente coletivo das pessoas. Eles funcionam como estruturas, símbolos e formas universais que moldam nossas percepções e comportamentos.

Por exemplo, quando pensamos em uma cadeira, uma imagem arquetípica da cadeira surge em nossa mente. Da mesma forma, ao pensar em um cachorro, associamos rapidamente a ideia de “o melhor amigo do homem”, entre outros conceitos. Esses são exemplos de como os arquétipos influenciam a maneira como percebemos o mundo.

Mais do que simples imagens, arquétipos também representam padrões de comportamento que transcendem épocas e culturas. A figura da mãe, do pai, do líder, do sábio ou do professor é universalmente reconhecida em todas as sociedades.

Arquétipos Aplicados a Marcas

O conceito de arquétipos no universo das marcas foi desenvolvido por Margaret Mark e Carol Pearson. Elas realizaram um estudo abrangente ao longo de mais de 20 anos sobre a influência dos arquétipos em grandes marcas, cujos resultados estão no livro “O Herói e o Fora-da-Lei”.

Neste estudo, os arquétipos foram classificados em quatro grandes grupos:

  1. Estabilidade e Controle
  2. Maestria e Risco
  3. Independência e Realização
  4. Pertença ao Grupo

Dentro desses grupos, surgem 12 arquétipos que personificam diferentes identidades. Vamos conhecer cada um deles:

Os 12 Arquétipos de Marca

  1. Cuidador
    • Propósito: Fazer as pessoas se sentirem seguras.
    • Voz: Gentil, acolhedora e carinhosa.
    • Exemplos: Dove, Johnson & Johnson.
    • Figura Arquetípica: Mães, médicos e enfermeiros.
  2. Criador
    • Propósito: Transformar ideias em realidade.
    • Voz: Expressiva, criativa e poética.
    • Exemplos: Apple, Instagram.
    • Figura Arquetípica: Artistas, arquitetos e designers.
  3. Governante
    • Propósito: Ser um modelo a ser seguido.
    • Voz: Confiante e imponente.
    • Exemplos: Mercedes-Benz, Rolex.
    • Figura Arquetípica: Líderes empresariais, governadores.
  4. Herói
    • Propósito: Melhorar o mundo.
    • Voz: Motivadora e orgulhosa.
    • Exemplos: Nike, FedEx.
    • Figura Arquetípica: Heróis de filmes, líderes inspiradores.
  5. Fora-da-Lei
    • Propósito: Quebrar regras e desafiar o status quo.
    • Voz: Incisiva e destemida.
    • Exemplos: Harley-Davidson, Chilli Beans.
    • Figura Arquetípica: Revolucionários.
  6. Mago
    • Propósito: Transformar o comum em extraordinário.
    • Voz: Visionária e carismática.
    • Exemplos: Disney, Tesla.
    • Figura Arquetípica: Psicólogos, mentores.
  7. Inocente
    • Propósito: Viver em harmonia.
    • Voz: Otimista e alegre.
    • Exemplos: McDonald’s, Coca-Cola.
    • Figura Arquetípica: Crianças.
  8. Sábio
    • Propósito: Buscar e transmitir conhecimento.
    • Voz: Sofisticada e esclarecedora.
    • Exemplos: Google, Harvard.
    • Figura Arquetípica: Professores, intelectuais.
  9. Explorador
    • Propósito: Buscar liberdade e aventura.
    • Voz: Autônoma e ousada.
    • Exemplos: Red Bull, Nasa.
    • Figura Arquetípica: Viajantes, desbravadores.
  10. Cara Comum
    • Propósito: Promover a inclusão e a simplicidade.
    • Voz: Descontraída e amistosa.
    • Exemplos: Havaianas, Hering.
    • Figura Arquetípica: Pessoas que valorizam a vida cotidiana.
  11. Amante
    • Propósito: Fazer as pessoas se sentirem especiais.
    • Voz: Sedutora e encantadora.
    • Exemplos: Ferrari, Magnum.
    • Figura Arquetípica: Românticos e apaixonados.
  12. Bobo da Corte
    • Propósito: Divertir e proporcionar leveza.
    • Voz: Alegre e espontânea.
    • Exemplos: Pepsi, Fanta.
    • Figura Arquetípica: Palhaços e pessoas bem-humoradas.

Como escolher o arquétipo da sua marca

Definir o arquétipo de uma marca é um passo essencial para criar uma identidade autêntica e conectada com o público. Essa escolha deve estar alinhada aos valores, propósitos e objetivos do negócio, garantindo uma comunicação consistente e memorável.

Explore esses arquétipos e reflita: qual deles melhor representa a essência da sua marca?

Abrir chat
1
Você está falando com o Fábio
Olá. Seja bem vindo.
No que posso ajudar?