Empreendedorismo – como começar do jeito certo
No Brasil, a cada 10 empresas que são abertas, 3 fecham as portas já no primeiro ano. 2 anos depois, dessas 10, somente 6 ficam de pé. Depois de 5 anos após a abertura, apenas 3 negócios continuam de pé. Portanto, 7 desistem e encerram seus negócios e não é simplesmente por má gestão ou outros problemas, é por falta de branding – gestão de marca.
Através da aplicação do branding é possível, por meio do processo de autoconhecimento descobrir se o negócio que você está disposto a criar, estar de acordo com seu propósito e essência ou não.
Quem abre uma empresa sem sentir paixão pelo que está fazendo já está começando errado. Você precisa se enxergar no mercado que escolheu, precisa ter ânimo para acordar todos os dias e passar horas se dedicando àquele projeto.
Isso não quer dizer que você não possa empreender sem branding. Claro que pode e muitos empreendedores fazem isso, mas sem o branding o negócio fica sem alma, sem aquela conexão real com a marca do seu negócio.
Sem contar que muitas vezes você gasta muito tempo e energia empreendendo em algo que não tem muito a ver com a sua verdadeira essência e competências, por isso que é importante o autoconhecimento. Ele pode nos livrar de muitas errascadas.
Então para começar um negócio do jeito certo é necessário criar uma marca e fazer o branding dessa marca, ou seja, a gestão dessa marca. Por quê? Porque só ter um negócio não é o suficiente, só competir por qualidade de produtos e serviços e preços, não é suficiente. Sempre vai ter alguém disposta a vender mais barato, principalmente se você for um pequeno empreendedor.
Você precisa criar uma diferenciar que seja perceptível aos seus clientes e os façam o escolher seus produtos e serviços por causa desse seu diferencial. Que deve ir mais além das funcionalidade e características daquilo que você vende.
Com a criação de uma marca você cria algo que é capaz de criar uma conexão com os seus clientes consumidores e é isso que fideliza. A conexão criada com o seu consumidor gera o deseja não só de compra, mas também de envolvimento com a marca.
Um estudo publicado pela Harvard Businesse Review mostrou que os clientes que desenvolvem algum vínculo com as empresas são 52% mais valiosos, do que o cliente satisfeito.
A criação de uma marca e a gestão dela, o branding é a primeira porta de entrada de uma empresa, pois a primeira impressão é a que fica. Com uma marca você se posiciona marcando o seu público e gerande lealdade e fidelidade. Seu cliente perceberá que você não vende só produtos ou serviços, mas entrega valor e é isso que as pessoas querem.
As pessoas querem encontrar um significado e quando encontram um negócio que tem uma marca, elas ficam, pois essa marca atende as suas necessidades e motivações.
Com a criação de uma marca e o branding, você não se preocupará só em vender produtos e serviços, mas vender também a história desses produtos e serviços e o conceito do seu negócio. História, conceito e significado é que as pessoas precisam e é o que gera conexão.
Muitos negócios não decolam porque apostam todas as suas fichas no marketing e não no branding. O marketing é importante, mas ele tem a sua função. É necessário que um negócio tenha um propósito, um posicionamento, uma personalidade. Algo que vá além de produtos e serviços.
O marketing abre portas, mas é o branding que cria conexões. O marketing promove produtos e serviços e é importante, mas o branding promove a história, o significado e o conceito desses produtos e serviços. Marketing e branding são duas ferramentas que precisam andar juntas para fazer um negócio decolar.
Uma marca forte e bem construída tem uma mensagem clara que envolve o consumidor e o faz entender rapidamente sua proposta, ou seja, para que ela existe e o problema que ela resolve. Agora imagine isso acontecendo na sua marca.
Infelizmente, existe uma cultura no empreendedor brasileiro em achar que ele só precisa de marketing. Sempre se pensa em criar um negócio e fazer um belo trabalho de divulgação, mas o branding sempre fica de fora. O essencial fica de fora.
Quando você investe em branding antes do lançamento do seu negócio, você aumenta as suas chances de o marketing dá retorno positivo, trazendo mais dinheiro para a sua empresa.
Então você que é empreendedor e que ver esse vídeo, não demore para criar a sua marca e investir em branding, isso fará com que seu negócio se transforme e permaneça relevante de forma duradoura. Então, primeiro fortaleça sua marca e invista em branding, depois faça o marketing.
O marketing e o branding são duas ferramentas que farão da sua marca uma marca forte!
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