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Iniciando meu negócio – o que vem antes da criação da minha marca?

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Uma marca, um negócio, não pode surgir do nada. Sem uma direção inicial, você não poderá chegar ao seu objetivo.

A primeira coisa que precisamos fazer para iniciar um negócio sob a perspectiva do branding é criar esse negócio fundamentado na sua essência e valores. É importante perguntar: aquilo que você está disposto a criar está alinhado com seus valores ou não?

Antes de tudo, é essencial refletir sobre algumas questões:

  • Você realmente gosta daquilo que está disposto a criar?

  • De acordo com a sua personalidade, esse negócio faz sentido para você?

  • Esse tipo de negócio é o que você quer fazer pelo resto da sua vida?

  • O que você vai criar está de acordo com os seus valores?

Esses valores não são aqueles clichês corporativos que costumamos ver como “qualidade”, “bom atendimento” ou “comprometimento”. Isso é obrigatório e todos fazem. Valores reais são aqueles que só você tem e que o diferenciam. Eles são o que o tornam único.

O concorrente pode copiar produtos, serviços ou estratégias, mas os valores não. Eles pertencem a você e precisam ser incorporados desde o início do seu negócio, pois são eles que sustentarão as bases do seu empreendimento.

Se você for criar o negócio em parceria, é crucial perguntar: quais valores temos em comum? Os valores dizem respeito à experiência fundante da empresa. Se isso não estiver claro, o caminho pode se tornar confuso e desordenado.

A Importância dos Valores

Toda pessoa tem a necessidade de se relacionar com marcas que possuem valores. Não apenas aquelas que vendem produtos ou serviços, mas que entregam algo mais profundo. São esses valores que farão com que os clientes se identifiquem com o seu negócio, gerando lealdade e fidelidade.

Joy Reiman, um grande especialista em marcas, tem uma frase interessante: “The fruits are in the roots” (“Os frutos estão nas raízes”). Nas raízes está a fonte da vida do seu empreendimento. São os valores que tornam o seu negócio uma marca viva.

Como disse Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing: “Se a ética estabelece normas, os valores são os nossos guias”. Os valores são como uma bússola, conduzindo-nos ao caminho certo.

Perguntas Fundantes

Por que é importante falar sobre o começo do negócio? Porque é nesse início que você encontrará informações essenciais para o futuro. O começo guarda os alicerces para a construção da marca e da cultura da empresa.

A cultura é a alma ou o espírito do negócio e é ela que atrairá clientes com crenças semelhantes. Essa cultura é sustentada pelos valores, que são os pilares que informam como as pessoas devem agir e se comportar dentro da empresa.

Portanto, na experiência fundante de um negócio, pergunte-se:

  • Quais são os nossos valores?

  • Por que existimos?

  • Para quem existimos?

  • Qual a mudança que queremos fazer no mundo por meio dos nossos produtos e serviços?

Retornando às Raízes

Mesmo que você já tenha um negócio consolidado no mercado, é importante retornar às raízes para redescobrir a inspiração, distinção e alma da sua empresa. Isso ajuda a reencontrar o que o torna único no mercado.

Por que valores são tão importantes? Porque é através deles que você construirá a sua estratégia de marca. A estratégia é o mapa do seu caminho, enquanto o propósito é o “porquê” e a estratégia é o “como”. É a estratégia que definirá como você chegará ao seu objetivo.

Definindo Sua Estratégia

Para criar uma estratégia eficiente, você precisa responder algumas perguntas-chave:

  • Quais produtos e serviços vou oferecer?

  • Para quem vou vender?

  • Por que estou vendendo?

Quando você define claramente seus valores, constrói uma cultura empresarial forte e desenvolve uma estratégia clara para seus produtos e serviços, você está pronto para criar uma marca que represente verdadeiramente a essência do seu negócio.

Você e sua marca têm a solução para um problema específico na sociedade. Basta contar a história certa, que atenda às necessidades e expectativas do cliente que você deseja conquistar.

Comece pela base, defina seus valores e estratégia, e crie uma marca que não apenas represente um negócio, mas um impacto positivo no mundo.

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