Negócio sem propósito é negócio sem alma
Propósito não é missão, visão, valores, nem causa.
Propósito é o que dá um sentido para existência. É a razão de ser de uma organização, empresa ou pessoa. É aquilo que te move além do lucro. É o motivo pelo qual você pode acordar feliz.
O propósito não pode ser criado, ele é descoberto. Ele nos prepara para sermos quem realmente somos.
O propósito é o sol que ilumina qualquer organização dando vida e energia a um negócio, mas não somente isso, ele toca na necessidade mais profundo do cliente – a necessidade de pertencer a algo maior.
Quando você tem um propósito definido, dá ao seu cliente a oportunidade de se alinhar a algo maior, algo que vai além de apenas comercializar produtos e serviços.
O vínculo maior que um cliente pode ter com o seu negócio não é na experiência com seus produtos e serviços, mas no propósito que faz ele sentir que pertence a algo maior.
O propósito faz a conexão entre aquilo que você tem para oferecer, com as necessidades do mundo. Como disse Aristóteles: “Quando seus autênticos talentos se cruzam com as necessidades do mundo, aí está o seu propósito”.
No processo de construção de marca, a descoberta do propósito é a primeira coisa que fazemos. Acredito que um negócio sem propósito é um negócio sem alma, por isso, eu uso essa primeira ferramenta para dar toda a robustez que uma marca precisa.