Blog

Diferença entre Branding e Marketing

//
Posted By
/
Comment0
/
Categories

Qual a diferença entra branding e marketing? Muitas pessoas confudem e acabam misturando estratégias de marketing e estratégias de branding. Embora uma ferramenta precise da outra, branding e marketing se trata de coisas diferentes. Cada um tem a sua função.

Não podemos confundir um plano de marketing, com um plano de branding, achando que apenas um irá resolver tudo. São duas coisas diferentes e um precisa do outro para sobreviver. São como dois remos. Porém o branding precisa vir antes.

Podemos comparar com o primeiro encontro de um casal. O marketing é a roupa, o cheiro, o comportamento, tudo aquilo que é visível e que causará uma boa primeira impressão. Mas o branding é a conexão que acontecerá nesse encontro. Nada adiante, se não houver conexão.

Então isso quer dizer que o marketing abre portas, o branding cria conexão com os clientes e os dois constroem juntos uma marca forte e duradoura.

A diferença que existe é que, no marketing você vai atrás do seu cliente, no branding, você cria estratégias para que o cliente possa vir até você. Um atrai e o outro vai atrás. Um chama a atenção, nesse caso o marketing, o outro, mantêm essa atenção.

No marketing eu vou tentar gerar vendas, no branding vou criar estratégias para gerar reconhecimento, reputação e a lealdade desse cliente para que ele continue não somente comprando, mas se envolvendo e se relacionando com a marca.

Então o marketing é usado basicamente para promover produtos e serviços e o branding é usado para promover o valor e o significado da marca, com o objetivo de gerar credibilidade e uma lembrança na mente do consumidor.

O marketing é o produto ou serviço que eu quero vender, o branding é a história desse produto ou serviço que vou vender. No marketing eu apresento as características e o preço daquilo que eu vou vender, no branding, eu vou criar o conceito a respeito daquilo que eu vou vender.

Marketing é o “como”, branding é o “porquê”. No marketing eu crio estratégias de curto prazo, no branding eu crio estratégias para o longo prazo. O objetivo é manter uma marca relevante e escalável no longo prazo.

O marketing tem a ver com o “fazer”, o branding tem a ver com o “ser”. Um elabora as táticas, o outro elabora as estratégias.

Quer saber mais sobre isso? Confira o Curso de Branding!

Abrir chat
1
Você está falando com o Fábio
Olá. Seja bem vindo.
No que posso ajudar?