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Iniciando meu negócio – o que vem antes da marca?

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Uma marca, um negócio, não pode surgir do nada. Sem uma direção inicial você não poderá chegar ao seu objetivo. Dentro desse contexto quero falar sobre um fator muito importante, que está dentro de uma estratégia de branding e que é crucial quando você está iniciando um negócio.

A primeira coisa que precisamos fazer para iniciar um negócio segundo a perspectiva do branding é criar o seu negócio fundamentado na sua essência e valores. Aquilo que você está disposto a criar ou já criou está alinhado com os seus valores ou não?

Antes disso, existe algumas perguntas que é necessário fazer antes de iniciar o seu negócio. Por exemplo:

Você realmente gosta daquilo que está disposto a criar?
De acordo com a sua personalidade, esse negócio faz sentido para você?
Esse tipo de negócio é o que você quer fazer pelo resto da sua vida?
O que você vai criar está de acordo com os seus valores?

Esses valores que eu falo não tem a ver como aqueles valores que constumamos ver nas empresas: qualidade, bom atendimento, comprometimento. Isso todo mundo faz e é nossa obrigação fazer. Valores reais são aqueles que só nós temos e é o que nos diferencia. Aquilo que nos torna únicos.

O seu concorrente pode até copiar seus produtos ou serviços e outras coisas, mas os valores não. Eles pertencem a você e você precisa introduzí-los no início do seu negócio, pois é através deles que o seu empreendimento fincará suas bases.

Se você vai criar o seu negócio com outra pessoas ou com várias pessoas, precisa se questionar: quais são os valores que temos em comum. Os valores diz respeito a experiência fundante da empresa. Se isso não estiver claro, você acaba dando tiros para todos os lados.

Toda pessoa tem uma necessidade de se relacionar com marcas que tem valores. Que entregam mais do que produtos ou serviços. São esses valores que farão os clientes se identificarem com o seu negócio, gerando lealdade e fidelidade.

Joy Reiman, um grande especialista em marcas tem uma frase muito interessante que diz: “The fruits are in the roots” (Os frutos estão nas raízes). É na raíz que está a fonte da vida do seu empreendimento. São os valores que tornam o seu negócio uma marca viva.

Se a ética estabelece normas, os valores são os nossos guias, já disse Philipe Kotler, um dos maiores especialistas em marketing. Os valores são como uma bússola, que nos levarão para o caminho certo.

E por que é importante nós falarmos sobre o começo do negócio? Porque nesse começo eu vou encontrar informações essenciais para o futuro. Nele estará informações relevantes para a construção da minha marca e da cultura que será estabelecida na minha empresa.

Ter uma cultura é fundamental em um negócio, pois é ela a alma ou o espírito do negócio e ela que atrairá clientes que tenham mas mesmas crenças em comum e essa cultura da empresa é mantida pelos valores. Os valores são os pilares que sustentam a cultura e informa como as pessoas deve se comportar e agir.

Então, na experiência fundante de um negócio é preciso se perguntar: quais são os nossos valores? Por que existimos? Para quem existimos? E qual a mudança que queremos fazer no mundo através dos nossos produtos e serviços?

E mesmo que você já tenha um negócio consolidado no mercado, é importante você voltar as suas raízes para encontrar a origem da sua inspiração, distinção e alma. Para encontrar aquilo que o torna único no mercado.

Por que é importante falarmos sobre valores? Porque é através deles que iremos construir a nossa estratégia de marca. A estratégia é o mapa do seu caminho, o GPS para chegar ao seu destino. O propósito é o “porquê” e a estratégia é o “como”. Como você chegará ao seu objetivo.

E para criar a estratégia, você precisa definir definir algumas coisas como: quais os produtos e serviços que eu vou vender, para quem eu vender e por que estou vendendo.

Ao estabelecer com clareza seus valores, que criarão a cultura empresarial e definir a estratégia para vender seus produtos e serviços para o seu público, você poderá criar a sua marca.

Você e sua marca tem a solução para um problema específica na sociedade que pode ser resolvido através da sua marca e dos seus produtos e serviços. Você só precisa contar a história certa que irá de encontro as necessidades do cliente que você quer atender.

Então, ao descobrir com clareza seus valores, definir a estratégia, que é: o que vou vender, para quem eu vou vender e por que eu vou vender, você estarpa apto para criar uma marca que represente a essência do seu negócio.

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