Blog

Como identificar os próprios talentos?

//
Posted By
/
Comment0
/

Primeiro, se você quer descobrir seus talentos, monitore suas reações espontâneas, imediatas, diante das situações com que se depara. Essas reações imediatas proporcionam a melhor pista de seus talentos. Elas revelam a existência de fortes conexões mentais.

Pense numa festa recente onde você não conhecia a maioria dos convidados. Com quem passou a maior parte do tempo, com aqueles que conhecia ou com os que não conhecia? Se foi atraído para os estranhos, talvez você seja alguém naturalmente extrovertido e seu comportamento possa muito bem refletir o tema Carisma, definido mais adiante como a necessidade inata de persuadir os outros. Ao contrário, se você procurou ativamente seus amigos mais próximos e passou a noite inteira colado neles, aborrecendo-se quando algum estranho se intrometia, eis um bom sinal de que o Relacionamento – o desejo natural de aprofundar as alianças existentes – é um de seus principais temas.

Procure se lembrar da última vez em que um de seus funcionários lhe disse que não podia ir trabalhar porque o filho estava doente. Qual foi seu primeiro pensamento? Se você imediatamente se concentrou na criança doente, perguntando qual era o problema e quem ia cuidar dela, isso pode ser um indício de que a Empatia é um de seus mais fortes temas de talento. Mas, se sua mente instintivamente saltou para a questão de saber quem ia substituir o funcionário faltoso, o tema Organização – a capacidade de lidar com muitas variáveis ao mesmo tempo – é provavelmente um talento dominante.

Ou que tal lembrar a última vez que você foi obrigado a tomar uma decisão sem dispor de todas as informações? Se você se sentiu bem com a incerteza, firme na sua crença de que qualquer movimento, mesmo na direção errada, levaria a uma perspectiva mais clara, você está provavelmente aquinhoado com o tema Ativação, definido como uma disposição para a ação diante da incerteza. Se você ficou paralisado, retardando a ação até poder contar com um número maior de informações, um forte tema Analítico pode muito bem ser a explicação. Cada uma dessas reações imediatas implica distintos padrões de comportamento e, portanto, dá pistas sobre seus talentos.

Se as evidências mais claras sobre seus talentos são fornecidas pelas reações espontâneas, aqui vão mais três pistas para ter em mente: desejos, aprendizado rápido e satisfação.

Vamos, no entanto, correr o risco e deixar este palpite: quando estiver desempenhando uma determinada atividade, tente isolar a temporalidade em que está pensando nela. Se só está pensando no presente (“quando isto vai acabar?”), é mais do que provável que não esteja usando um talento. Mas se você percebe que está pensando no futuro, se percebe que está realmente antecipando a atividade (“quando posso fazer isto de novo?”), será um ótimo sinal de que ela lhe dá prazer e de que um de seus talentos está em ação.

Reações espontâneas, desejos, aprendizado rápido e satisfação, tudo isso vai ajudá-lo a encontrar as pistas de seus talentos. No meio da correria de sua vida, tente fazer uma pausa, acalmar o vento que passa zumbindo por seus ouvidos e escutar esses sinais. Eles o ajudarão a fechar o foco em seus talentos.

Conheça nosso curso de Personal Branding

Abrir chat
1
Você está falando com o Fábio
Olá. Seja bem vindo.
No que posso ajudar?