Processo de criação de nomes para negócios, produtos, serviços ou projetos.
A criação de um nome não é algo simples. É uma das etapas mais importantes em um processo de branding e requer uma abordagem criativa, estratégica e bem estudada, pois o nome é um dos principais ativos de uma marca. Para isso, nós temos um processo inteligente e detalhado para criar um nome que realmente alcance um posicionamento e destaque no mercado.
O briefing é a primeira etapa. Através dele nós iremos definir qual o posicionamento da marca, o que será oferecido para o mercado em termos de produtos e serviços, quem são seus concorrentes e principalmente o conceito da marca, o propósito e valores da marca.
O brainstorming é uma palavra que significa “tempesdade de idéias”. É uma técnica usada para estimular a criatividade usando várias ideias a respeito de um determinado assunto até chegar na solução esperada.
No caso do brainstorming para naming nós usamos todos os nomes e combinações possíveis:nomes descritivos, topomínicos, metafóricos, abreviados, artificiais, acrônimos, etc.
Shortlist significa lista restrita ou lista reduzida. Nessa etapa, nós iremos pegar todos os nomes escolhidos no brainstorming e reduzí-los, escolhendo, por exemplo, os 10 melhores melhores nomes.
Nessa etapa nós vamos testar também a pronúncia e observar se ele atende as regras básicas para escolha de um bom nome. Analisaremos se os nomes da shortlist são simples, originais, fáceis de lembrar, ouvir, pronunciar, etc.
A imersão consiste numa busca profunda pelo núcleo da ideia do nome. O que está na essência do nome que você vamos criar? Qual o significado intríseco desse nome? Qual a natureza dele? Quais letras, palavras, frases tem mais a ver como a ideia central da marca? Quais atributos deve transmitir seu nome?
Nessa etapa, iremos olhar mais uma vez para o briefing para observar o conceito, propósito, personalidade e valores da marca. E de que forma o nome irá contribuir para o posicionamento da marca e associações com a marca.
Descobrir tudo isso é importante, principalmente para selecionarmos os melhores nomes que anotamos no nosso brainstorming e escolher o mais apropriado.
Esta sondagem fazemos através de um inquérito direcionado a um público-alvo específico.
Antes de escolher um nome final, fazemos pesquisas e verificações para garantir que o nome não esteja sendo usado por outra empresa no mesmo setor. Verificamos também a disponibilidade de domínio, registros de marcas e redes sociais relacionadas ao nome selecionado.
Depois da sondagem junto ao público-alvo, fazemos uma apresentação com um gráfico para mostrar quais nomes tiveram mais feedbacks positivos na pesquisa feita.
Nessa etapa, iremos escolher o nome mais adequado. O que está mais alinhado com o posicionamento da marca.
Depois de ter escolhido o nome, partimos para a última etapa que é o registro do nome no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Nessa etapa final, utilizamos pelo menos três nomes, pois pode acontecer do nome escolhido não está disponível para registro.