Naming

Processo de criação de nomes para negócios, produtos, serviços ou projetos.

A criação de um nome não é algo simples. É uma das etapas mais importantes em um processo de branding e requer uma abordagem criativa, estratégica e bem estudada, pois o nome é um dos principais ativos de uma marca. Para isso, nós temos um processo inteligente e detalhado para criar um nome que realmente alcance um posicionamento e destaque no mercado.

Nosso processo de criação de nome

1 – Briefing

O briefing é a primeira etapa. Através dele nós iremos definir qual o posicionamento da marca, o que será oferecido para o mercado em termos de produtos e serviços, quem são seus concorrentes e principalmente o conceito da marca, o propósito e valores da marca.

2 – Brainstorming

O brainstorming é uma palavra que significa “tempesdade de idéias”. É uma técnica usada para estimular a criatividade usando várias ideias a respeito de um determinado assunto até chegar na solução esperada.
No caso do brainstorming para naming nós usamos todos os nomes e combinações possíveis:nomes descritivos, topomínicos, metafóricos, abreviados, artificiais, acrônimos, etc.

3 – Shortlist

Shortlist significa lista restrita ou lista reduzida. Nessa etapa, nós iremos pegar todos os nomes escolhidos no brainstorming e reduzí-los, escolhendo, por exemplo, os 10 melhores melhores nomes.
Nessa etapa nós vamos testar também a pronúncia e observar se ele atende as regras básicas para escolha de um bom nome. Analisaremos se os nomes da shortlist são simples, originais, fáceis de lembrar, ouvir, pronunciar, etc.

4 – Imersão

A imersão consiste numa busca profunda pelo núcleo da ideia do nome. O que está na essência do nome que você vamos criar? Qual o significado intríseco desse nome? Qual a natureza dele? Quais letras, palavras, frases tem mais a ver como a ideia central da marca? Quais atributos deve transmitir seu nome?
Nessa etapa, iremos olhar mais uma vez para o briefing para observar o conceito, propósito, personalidade e valores da marca. E de que forma o nome irá contribuir para o posicionamento da marca e associações com a marca.
Descobrir tudo isso é importante, principalmente para selecionarmos os melhores nomes que anotamos no nosso brainstorming e escolher o mais apropriado.

5 – Sondagem, pesquisas e verificações

Esta sondagem fazemos através de um inquérito direcionado a um público-alvo específico.
Antes de escolher um nome final, fazemos pesquisas e verificações para garantir que o nome não esteja sendo usado por outra empresa no mesmo setor. Verificamos também a disponibilidade de domínio, registros de marcas e redes sociais relacionadas ao nome selecionado.

6 – Apresentação

Depois da sondagem junto ao público-alvo, fazemos uma apresentação com um gráfico para mostrar quais nomes tiveram mais feedbacks positivos na pesquisa feita.

7 – Seleção

Nessa etapa, iremos escolher o nome mais adequado. O que está mais alinhado com o posicionamento da marca.

8 – O registro

Depois de ter escolhido o nome, partimos para a última etapa que é o registro do nome no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Nessa etapa final, utilizamos pelo menos três nomes, pois pode acontecer do nome escolhido não está disponível para registro.

Abrir chat
1
Você está falando com o Fábio
Olá. Seja bem vindo.
No que posso ajudar?